Aviso sobre Síntese do Alúmen

19/05/2015 14:18

Prezados alunos,

Para que seja realizada a produção de alúmen (semana de 25 a 29 de maio)cada dupla deverá trazer um pedaço de lata de alumínio (refrigerante ou cerveja) PREVIAMENTE CORTADO E LIMPO COM PALHA DE AÇO, conforme orientação abaixo (também disponível nas páginas 166 e 167 do livro e no roteiro para as turmas de Bacharelado e Licenciatura em Química):

1. Corte uma lata de forma a obter um retângulo de 6×7 cm, retirando o topo e o fundo;
2. Remova com a palha de aço a tinta da lata.

É essencial que cada dupla siga as orientações e traga este material.

Tesouras serão fornecidas no laboratório para que os alunos possam cortar o pedaço em pedaços menores. Não será fornecida palha de aço para remover a tinta da lata. O procedimento de retirada da tinta deve ser realizado antes do aluno chegar ao laboratório e está claramente descrito no livro de experimentos e no roteiro das turmas de Química.

Atenciosamente,
Natália B. Caon Branco